segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Jornais Eletrônicos

O jornalismo eletrônico começou disponibilizando na internet o conteúdo de um jornal impresso. No entanto, ao longo dos anos ele cresceu muito, tornando-se um novo meio de informação e não mais simples cópia do jornal tradicional.

Hoje, os jornais eletrônicos são grandes concorrentes dos canais de informação tradicionais(jornais impressos, revistas, televisão, rádio...) devido às grandes vantagens que eles oferecem tais como facilidade no acesso(basta possuir internet e pode-se acessar qualquer jornal que se queira, a atualização constante das notícias, instantaneidade, a interatividade que proporcionam, a possibilidade de se buscar informações em edições antigas(arquivo das notícias), além disso, os jornais eletrônicos possuem complementos das notícias, o que não é possível no jornal impresso por falta de espaço.

No Brasil, o primeiro jornal digital foi "O Estado de São Paulo", em 1995. Nessa época surgiram diversos outros jornais online, mo entanto seus conteúdos limitavam-se a transpor o que era publicado no jornal impresso.

Em 2001 ocorre a consolidação do jornalismo eletrônico no Brasil e, a partir daí, o jornalismo online passa a ser uma importante fonte se informação possibilitando a obtenção de informações de conteúdo jornalístico nos mais diversos sítios, seja oferecendo conteúdo de publicações impressas que desejam fazer reforço de suas marcas na internet, seja os jornais em tempo real que possuem redações próprias ou mesmo sítios de informações especializadas, portais, agências de notícias etc.

Com a expansão dos jornais eletrônicos muitos se perguntam o que irá acontecer com os jonais impressos, se eles serão substituídos pelos digitais, já que estes possuem diversas vantagens. Mas, alguns estudiosos afirmam que, pelo menos, por enquanto, isso não irá ocorrer.

Leo Bogart, sociólogo e consultor Newspaper Association of America cita algumas razões para a sobrevivência dos jornais impressos no mundo digital: a praticidade que o jornal proporciona de ser dobrado, enrolado, podendo ser levado a qualquer lugar, o que não ocorre com a tela de um computador, que por mais moderna que possa ser, jamais terá essa capacidade. Outra razão é a interface do jornal impresso que permite a visualização de todas as matérias de forma rápida e eficiente simplesmente folheando as páginas.

Dessa forma, para Bogart, nada se compara a praticidade e conforto que o jornal impresso proporciona.Para se ler uma jornal eletrônico é necessário um esforço maior, existe um desconforto em relação a leitura, já que ler no computador é muito mais cansativo. Além de que a postura muitas vezes é inadequada, o que provoca dores. Ou seja, apesar de os jornais eletrônicos possuirem muitas vantagens, também existem as desvantagens, principalmente em relação ao conforto. Por isso que os pesquisadores acreditam que os dois irão continuar existindo, até mesmo porque e principalmente por serem responsáveis pelos grandes lucros das companhias jornalísticas.





A seguir alguns jornais online do Brasil:

Folha de São Paulo


O Estado de São Paulo

Zero Hora


Correio do Povo


Com o aumento da procura por jornais online, é importante que os bibliotecários tornem possível que os usuários de sua biblioteca tenham acesso a essas fontes de informação, assim como é feito com os jornais impressos.

Um comentário: