terça-feira, 6 de outubro de 2009

Da fotografia tradicional à digital



Ao longo dos anos, a fotografia evoluiu muito. É fácil perceber isso, já que podemos observar essa evolução a partir de nossas próprias fotografias.

É bastante provável que hoje tenhamos muito mais fotos nossas atuais do que fotos do tempo que éramos crianças. E se observarmos a quantidade de fotos que nossos avós possuem comparando com as nossas, perceberemos ainda mais claramente o grau de evolução que o ato de fotografar sofreu ao longo dos anos. É claro que isso tem uma explicação.

Antigamente, o ato de fotografar era somente utilizado em momentos especiais, isso porque a fotografia era um processo muito mais trabalhoso e caro, diferentemente do que é hoje. Por isso, era reservada para alguns raros momentos e nem todas as famílias possuíam condições financeiras para isso.

Com o passar do tempo, a fotografia foi sendo popularizada, mas ainda assim, era utilizada mais para registrar momentos especiais como aniversários, casamentos...
Atualmente, com a fotografia digital, o ato de fotografar já não é mais reservado para alguns momentos, mas para todos os momentos. Em qualquer lugar, a qualquer hora, sempre existe alguém fotografando.
Com a facilidade que a fotografia digital proporciona, as pessoas passaram a registrar fatos corriqueiros de seu cotidiano.

Então, a fotografia digital proporcionou uma maior facilidade de se tirar fotos e consequentemente, a quantidade de fotos que as pessoas tiram atualmente é muito maior do que era há alguns anos atrás. Hoje, o ato de fotografar não é reservado apenas para fotógrafos, mas para qualquer pessoa.

Segundo Rose(1998, p. 15), o surgimento da fotografia digital trouxe inúmeras vantagens:

As vantagens da fotografia digital são muitas. As câmeras digitais
são leves e fáceis de carregar. Você não precisa comprar filme nem
pagar pela revelação. Você não precisa montar uma câmera escura
especialmente para seu trabalho de finalização de foto e, assim não
precisa lidar com a bagunça e o mau cheiro das substancias
químicas, as manchas na mão e nas roupas, e o gasto de construir e
equipar uma câmera escura. Você não contribuirá para a poluição
química do ambiente ao dispensar no esgoto a química utilizada na
revelação, incluindo fixador e outros subprodutos potencialmente
perigosos que poderiam parar no reservatório de água local.









Se no tempo de nossos avós existia escassez de fotografias, hoje podemos dizer que há uma abundância e com certeza, nossos filhos terão ainda maior quantidade de fotografias... uma coisa é certa... não haverá mais a questão da falta de registros de antepassados que antes ocorria, muito antes pelo contrário...


Referências:

ROSE, Carla. Aprenda fotografia digital em 100 dias. São Paulo.Futura, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário