sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Redes Sociais e Comunidades Virtuais




Segundo J. Barnes(1987) rede social é definida como "um conjunto de relações interpessoais concretas que vinculam indivíduos a outros indivíduos”.

As redes sociais e comunidades virtuais reúnem pessoas que possuem interesses em comum, com a finalidade de partilhar experiências, trocar informações e construir conhecimento.

As comunidades e redes sociais vem ganhando bastante destaque, justamente por apresentar diversos benefícios. As comunidades permitem que usuários de diferentes localidades possam manter contato, trocando informações sobre determinado tema, compartilhando experiências e construindo conhecimento. Então, as comunidades virtuais são excelente forma de aprendizado que é construído de uma maneira menos formal, a partir da troca de informações entre pessoas com interesses comuns. Dessa forma, também contribui para a socialização dos indivíduos, o que torna essas comunidades ainda mais interessantes.

As redes sociais assim como as comunidades apresentam muitos pontos positivos. As redes permitem aos indivíduos compartilharem suas idéias, seu interesses, encontrarem pessoas com objetivos e identidades semelhantes. Dessa forma, as redes socias são meios de comunicação e interação entre os indivíduos, sendo bastante utilizadas atualmente.


Tanto as comunidades virtuais como as redes sociais são meios para se ter acesso as mais diversas informações que se queira. Por proporcionar interação entre os membros são muito atrativas, sendo vistas também como lazer, já que o aprendizado é feito de maneira mais informal, através da troca de informações entre os membros, o que se torna mais intessante e convidativo.

É preciso aproveitar as vantagens que as comunidades e redes oferecem, utilizando-as da melhor forma possível, buscando sempre aprender com essa troca que elas possibilitam, fazendo desses meios, uma nova opção de acesso a informação, no entanto, sem esquecer que esses meios devem ser um complemento e não a única fonte.




BARNES, J. A. Redes sociais e processo político. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (Org.). Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo: Global Universitária, 1987. p. 159-189.

Nenhum comentário:

Postar um comentário